ATENÇÃO


Atençao!!
= A ONG ANJO DE PATAS NÃO POSSUI ABRIGO ==
Pedimos a quem encontrar animais abandonados, que os ajude dando lar temporário ou divulgando o problema em rede social. Se cada um fizer um pouco, não sobrecarregará ninguém e muitos mais animais serão ajudados.

NUNCA OS ABANDONE, isso é crime: lei Federal 9605-98 art.32

QUER ACABAR COM OS ABANDONOS E MAUS TRATOS? comece castrando seus animais - e se possível ajude um proprietário carente ou algum animal de rua.

SEJA UM PROTETOR. Se nós podemos, você também pode.
Toda fêmea a ser doada tem que estar castrada. Lei Municipal 1298 - art.38 - de 13-09-2006.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

=CÃES: como cuidar e educar

ESTÁ DOENTE?
Na página "Doenças e Tratamentos Alternativos" tem várias dicas e tratamentos que você pode estar fazendo caso não possa ir ao veterinário (que seria o ideal e o certo). Também tem uma receita de leite caseiro para filhotinhos de cães que ainda mamam.

CARRAPATOS - PULGAS
Em primeiro lugar você precisa limpar o ambiente, pois carrapatos se escondem em qualquer buraquinho e se procriam com muita rapidez.
- Compre Triatox (é genérico, mais barato). Se for usar muito pode comprar 1 vidro grande de Ibatox.
PARA A CASA: colocar ¹/² tampinha na água do balde e passar pano na casa. Jogar nas frestas do muro.
PARA O CÃO: (nunca passar sob o sol forte - fazer isso de manhã ou no fim do dia). Misturar 4 ml. em 1 litro de água fria. Dar banho normal, enxaguar e despejar a mistura. Somente enxugar.
Repetir 1 x por semana por 3 semanas. Depois 1 x por mês somente pra manter.
OU: saiba o que fazer em caso de infestação. Está nos comentários dessa página AQUÍ
Receita da veterinária Eloete Teixeira que é homeopata (mandar preparar em farmácias de manipulação): Chenocephalides canis 12ch, Chenocephalides felis 12ch, carrapato 12ch. Diluir 10 glóbulos pra cada litro de água que os animais bebem. Isso baixa a população de carrapatos.  E pra limpar a casa ela indicou aplicar a cada cinco dias a mistura de 500 ml de água com 0, 5 ml de óleo de neen e 5 ml de vinagre de maçã. É perfeito!
OU: esparramar folhas da árvore "neem" pelo ambiente, fazer infusão com folhas e lavar o ambiente.


PET SHOP:  BANHO OU TORTURA? CUIDADO.....
Tem acontecido muita denúncia de maus tratos em Pet Shops.  Aquela pessoa boazinha que ama animais pode se tornar um grande torturador entre 4 paredes....
Veja como se precaver: http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/07/pet-shop-banho-ou-tortura-cuidado.html

CUIDADO COM A RAÇÃO E PETISCO
QUE VC COMPRA
ALGUNS ANIMAIS JÁ MORRERAM INTOXICADOS.
VEJA:
As três principais linhas de petiscos de frango citadas recentemente são a Waggin’ Train e a Canion Creek Ranch, produzidas pela Nestle Purina Petcare, e Milo’s Kitchen Dog Treats, produzida pela Del Monte Corp.
Conforme reportagem da msnbc.com, tanto a Waggin’ Train quanto a Canion Creek Ranch são produzidas a partir de suprimentos da JOC Great Wall Corp. Ltd., de Nanjing, na China.
VEJA NOTÍCIA COMPLETA AQUÍ

PISCINA
Se voce tiver piscina em sua casa, tome muito cuidado, pois os animais podem se distrair e cair dentro dela. Deixe sempre uma boia de isopor ou outro material que não seja de plástico (pois furam com as unhas deles) para que eles possam subir em cima e esperar por socorro.
CUIDADOS GERAIS:
* Nunca dê OSSO DE FRANGO OU DE PORCO pois o osso é pontiagudo e um dia pode furar o intestino ou ficar alojado na garganta de seu animalzinho, provocando uma morte lenta e dolorosa. Não existe animal "acostumado" a comer osso, existe animal que "deu sorte" (por enquanto...)
* Cuidado com PRODUTOS DE LIMPEZA, pois podem intoxicá-los caso cheirem, levando-os à morte caso não sejam tratados a tempo. Sintomas: tonturas, vômitos, prostação.
* PLANTAS VENENOSAS: se teu bichinho vier a morder alguma delas pode até morrer. Neste site está tudo muito bem explicadinho e com fotos.
* Vai VIAJAR com seu bichinho? Veja aquí alguns cuidados que você pode tomar:
* Cuidado ao SAIR COM O CARRO, pois cachorros adoram seguir seus donos, podendo ser atropelados ou se perderem (fiquem atento pois também pulam o muro, mesmo que altos, para seguí-los). E CUIDADO para não passar por cima dele pois podem dormir atrás dos pneus e não acordarem quando o carro for ligado.
* Quando for PASSEAR DE CARRO COM SEU CÃO, mantenha as janelas fechadas, ou amarre-os ao banco, pois é muito comum eles pularem do carro.  Isso é muito comum acontecer, e já soubemos de vários casos onde ou eles foram atropelados pelo carro que passava ao lado ou se feriram gravemente. Houve casos até do dono só perceber que o cão tinha pulado quando chegou em casa.
* Seu cão DORME FORA DE CASA? é necessário protegê-lo do frio ou do calor do sol. Providencie uma casinha ou mesmo uma caixa que sirva de cama e um cobertor (ou toalha) para que possa se deitar. Mantenha sempre limpo o abrigo e as áreas próximas.
* Seu cão LATE MUITO, é super ativo, cava buracos, faz muita bagunça? é sinal que está precisando passear, brincar, enfim, está precisando canalizar sua energia. Se ele te arrasta quando você sai com ele é sinal que precisa sair mais vezes com seu cão.


SEU CÃO É CADEIRANTE?   --   

=== Faça você mesmo - passo a passo de como fazer a cadeirinha - para cães e gatos você vê nesse site: http://dicasparagateiros.blogspot.com.br/2012/03/vejam-como-fazer-uma-cadeirinha-de.html 
=== em Uberaba-MG =ela faz e cobra apenas o material utilizado (email re.cobo@hotmail.com) - Face: https://www.facebook.com/renata.cobo 
Albano (34) 9908-2186 (ctbc)
=== em São Paulo: Renato Fuschini = email: errefuschini@hotmail.com = tel.(011) 8736-5382: ensina como fazer - e se mandar as medidas ele envia o projeto pronto.
=== e tem a Dani Navarro que manda por email o passo a passo da cadeira feita com cano pvc:
d_nramos@hotmail.com ou pelo facebook Dani Navarro



 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
LEITE CASEIRO PARA FILHOTES DE CÃES (sucedâneo)
. 200 ml. de leite integral
. 1 gema de ovo
. 1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol)
. 1 pitada de sal
. 1 col. de chá de mel
. 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
. 1 col. de sopa de água filtrada
Modo de fazer:
misture os ingredientes, aqueça na temperatura de 37ºC, ofereça aos bebês na mamadeira e guarde o restante na geladeira.
Fonte: http://www.portaldacinofilia.com.br/portal/2010/05/25/receita-de-leite-caseiro-para-filhotes/ 


VACINAS E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
IMPORTANTE: todo ano vacine seu cão contra Cinomose e Parvovirose, pois em Caraguá morre muito animal com essa doença. E você carrega até na sola do sapato pra dentro de sua casa, portanto ter a vacina em dia é essencial pra saúde de seu cão.
E para quem quiser tomar um cuidado a mais, saiba quais vacinas que seu cão precisa tomar e para que servem (tudo muito bem explicadinho): http://www.caes-e-cia.com.br/dicas/250p44n1.htm

EDUCANDO seu cão
Saiba o que fazer para que ele NÃO PULE nas pessoas, CONTROLAR O CIUMES de outro cão, não subir nos móveis, ensinar a FAZER SUAS NECESSIDADES no lugar certo, como EDUCAR FILHOTES - e muito mais você vê AQUÍ
==Se ele está mordendo móveis, portas e destruindo tudo, passe suco de boldo nos locais, pois o gosto amargo fará com que abandone o hábito.
==Se ele destrói o jardim cavando buracos: enterre um pedaço de fezes no local. Não fica com mau cheiro, mas o cão sente e não vai mais cavar buracos lá.
Você também poderá tentar:
* coloque umas pedrinhas em uma latinha e quando ele fizer algo que te desagrade, bata a lata para que o barulho faça com que se assuste e vá parando de fazer arte.
* recompense-o quando obedecer. O estímulo ainda é a melhor maneira de educá-lo
* NUNCA BATA em seu cão, pois além de não aprender ele pode tornar-se agressivo.


COMO PEGAR UM CÃO DE RUA ASSUSTADO
Nesse site,  vc aprende como resgatar aquele cachorrinho que está perdido e muito assustado na rua.

ADESTRAMENTO:
===PARAR DE LATIR SOB COMANDOAquí você aprende a controlar os latidos de seu cão e fica sabendo porque ele late tanto.
===EDUQUE SEU FILHOTE aquí e saiba usar os comandos mais conhecidos.
===ENSINANDO a usar o BANHEIRO; problemas devido a ANSIEDADE; Cães x BEBÊS; MORDE se tentar tirar algo dele; brigas às REFEIÇÕES... Tudo isso e muito mais você aprende o que fazer aquí
===COMANDOS DIVERSOS, e outros problemas, você aprende como resolver aquí e aquí também
===PARAR DE LATIR SOB COMANDO: 
http://ndonline.com.br/florianopolis/colunas/mae-de-cachorro/43216-aprenda-como-ensinar-seu-cachorro-a-parar-de-latir-sob-comando.html
===COMO SOCIABILIZAR CÃO COM GATO :
Fonte: www.maedecachorro.com.br  - educador canino, Gustavo Campelo 
Quando o assunto é aproximar dois animais de espécies diferentes nós, humanos podemos ajudar somente até certo ponto. E desse ponto em diante eles vão progredir sozinhos. Em outras palavras, podemos fazer com que os dois se tolerem e vivam bem no mesmo ambiente, mas não podemos fazer com que eles sejam os melhores amigos.
O primeiro passo é dar bastante exercício ao cão. Quanto mais baixa a energia de seu cão estiver, menos chances de querer atacar o bichano.
Ponha seu cão na guia, e deixe o gato à vontade pela casa. Sempre que o gato aparecer, mesmo que de longe, elogie seu cão. Dê carinho e um pedaço de petisco que ele goste.
Faça isso por uns dias, até você perceber que o cão está tranquilo e até gostando quando o gato aparece.
Um segundo estágio é mostrar para o gato que o cão também traz coisas prazerosas. Pegue o gato no colo e de petisco de gato sempre que o cão se aproximar.
Conforme forem passando os dias eles vão ficando cada vez mais tranquilos. Deixe então o cão na guia e o gato solto, no mesmo ambiente.
Aos poucos, solte a guia do cão e deixe que eles próprios definam os limites entre eles.
Nesse processo todo o mais importante é não querer dar um passo maior que as pernas. Vá com calma. A ideia é que esse treino dure mais ou menos 1 mês

===COMO EVITAR BRIGAS NA HORA DA REFEIÇÃO: Fonte: http://www.maedecachorro.com.br/
O Alimento, para os cães, pode ser motivo de briga. Para evitar brigas na "hora do rango" siga as dicas abaixo:
°Cada cachorro deve ter uma tigela individual de comida;
°Sirva cada cão com uma "distância de segurança" dos demais para evitar disputas por comida e também que comam muito rápido (na intenção de atacar a comida alheia);
ºDefina os horários para servir as refeições (e retire os potes de comida após um tempo – tipo 15 minutos, caso não comam tudo). Assim os cães comem logo após serem servidos e não há necessidade em deixar os potes espalhados pelo chão;
°Se os seus cães não se comportam bem enquanto você almoça (pedindo comida, latindo, sendo agressivo com quem aproxima da mesa, arranhando suas pernas...), então não permita que permaneçam próximo a mesa durante as suas refeições.
===COMO SEPARAR UMA BRIGA DE CÃES:
Fonte:  http://www.maedecachorro.com.br/.  - postado em 24-02-2011
 A primeira dica é: NÃO tentar separar os cães utilizando as mãos ou o próprio corpo, especialmente se forem cães grandes e fortes! Manter-se afastado das bocas dos cães é muito importante, pois, no meio de uma briga, eles podem acabar mordendo o que estiver na frente, caso não consigam morder o outro cachorro (agressividade por transferência)! E isto pode ocasionar sérios ferimentos, já que os cães podem nem perceber que estão mordendo a mão de um humano no meio da confusão!
Não gritar, nem tampouco bater nos cães é outra dica importante. Se o cão ouvir o dono gritando, pode ficar ainda mais incitado a brigar, pois concluirá que ambos estão em perigo. E usar a força física fará com que fiquem ainda mais propensos a lutar ferozmente... Infelizmente, diante de uma situação dessas, o mais comum é que as pessoas gritem sem parar!
Se houver uma mangueira por perto ou um balde com bastante água, uma boa alternativa é, literalmente, dar um banho de água fria nos dois (se possível, mirar no que iniciou a briga). Em muitos casos, um jato forte de água, vindo de uma mangueira, fará com que os cães se soltem. Estalinhos (biribas, bombinhas), jogados no chão, próximo aos cães (várias de uma vez só), podem dar um susto suficiente para que os cães parem de se atracar.
Mas, se o grau de agressividade do(s) cão(es) e/ou a intensidade da briga for alto, um desconforto maior, como um barulho bem alto, pode acabar sendo a única solução. Um extintor de incêndio de CO2, ao ser acionado com a mangueira em direção aos cães, produz um barulho altíssimo, que, geralmente, interrompe a briga (atenção: o extintor deve ser de CO2 = gás carbônico, jamais o de pó químico, altamente tóxico!). Muitos podem pensar que a atitude é severa demais, mas se analisado o outro lado da moeda, esta é uma medida que não causa, por si só, ferimentos nos cães e pode salvar vidas, ao possibillitar a interrupção imediata de uma briga séria.
Vale a dica para evitar o comportamento agressivo ANTES de iniciada uma briga: se os cães começam a se olhar fixamente, ficam com os pelos da nuca arrepiados, mostram os dentes e rosnam, é hora de tomar umas das medidas acima IMEDIATAMENTE, preferencialmente, saindo do local com o cão.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CUIDADOS COM SEU CÃO NO VERÃO
Os cães atingem temperaturas elevadas mais rapidamente que os humanos.
Os cães regulam a temperatura corporal através da respiração.
ÁGUA = Os cães precisam tomar mais água no verão. Deixe sempre uma vasilha com água fresca à disposição.
Durante os passeios leve sempre uma garrafa de água.
CAMINHADAS = Passear com o cão em dias quentes só nos horários em que o sol é mais ameno: no começo da manhã ou no final da tarde porque o cão se cansa mais rapidamente, o chão quente machuca as patas e os raios solares podem causar queimaduras nas áreas mais sensíveis
PROTETOR SOLAR = Passe nas áreas mais sensíveis (focinho e as pontas das orelhas) especialmente em cães de pelos curtos ou pele clara. Para evitar reações alérgicas, use protetores desenvolvidos para animais (encontrados em pet shop) .
SOMBRA = Se o cão fica no quintal, deve ter um local fresco e à sombra para descansar.
TOSA = Aproveite para tosar o cão no verão.
CÃES NA PRAIA = Muitas praias não permitem o acesso de cães. Siga a lei. Se for passear na calçada , recolha as fezes.
==Se for permitido o acesso de cães na praia, além de recolher as fezes, fique atento pois a água do mar pode causar alergias e no contato com a areia o cão pode pegar bicho-de-pé, pulgas e carrapatos...
A FALTA DOS CUIDADOS ACIMA PODEM PREDISPOR O CÃO A UM
CHOQUE DE CALOR: acontece quando o cão perde a sua capacidade natural de regular a temperatura corporal.
==Temperaturas elevadas causam reações químicas que matam as células do corpo o que leva á desidratação e ao espessamento do sangue. Isto provoca uma pressão sobre o coração, causa coagulação sanguínea e posteriormente leva à morte dos tecidos. O fígado, o cérebro e as células do intestino são os primeiros a serem afetados e isto pode ocorrer muito rapidamente.
==Os cães regulam a temperatura corporal através da respiração. Cães que sofrem de alguma doença respiratória ou que os que são "braquicéfalos" (“cara amassada”: Shih Tzu, Bulldog, Boxer, Pug) tem uma maior predisposição de aquecerem mais rapidamente.
SINTOMAS DE CHOQUE DE CALOR
Respiração acelarada (hiperventilação)
Língua avermelhada
Gengivas secas e pálidas
Hipersiália (aumento da produção de saliva) - saliva espessa
Vomito - por vezes com sangue
Pulso rápido ou irregular
Depressão, Fraqueza, Tonturas, Diarréia, Convulsões, Coma.
CUIDADOS DE URGÊNCIA PARA SALVAR O CÃO
==Aplique água na barriga, na face interna das coxas e nas almofadas das patas.
==Molhe o cão com água corrente - em temperatura ambiente.
==Não o mergulhe o cão totalmente na água - isto pode causar a diminuição brusca da temperatura e levar a outros problemas.
==Não use água gelada - isto vai causar uma vasoconstrição, o que aumenta o fluxo sanguíneo e retarda o arrefecimento.
==Em seguida leve-o rapidamente a um Veterinário.
NUNCA DEIXE SEU COMPANHEIRO CANINO DENTRO DO CARRO EM DIA DE CALOR.
NÃO PASSEIE SOB SOL FORTE OU ENQUANTO O CHÃO ESTIVER QUENTE.
EM CASA, GARANTA QUE ELE POSSA DESCANSAR EM LOCAL FRESCO E À SOMBRA.
- Texto adaptado de http://homeveterinary.blogspot.com - Orientações em http://www.gatoverde.com.br/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



CURIOSIDADES:
Quantas palavras o cão entende? Descubra clicando aquí:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

CÃOZINHO ESPERTO!! ENGANOU O GATINHO!